sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Capacitação do Selo UNICEF edição 2009-2012

O Selo UNICEF, juntamente com parceiros, realiza/ou nos dias 10 e 11 de novembro de 2011, na UNP Unidade Floriano Peixoto Natal RN, capacitação sobre o NUCA - Núcleo de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes. O objetivo foi estimular a construir estes núcleos nos municípios potiguares, iniciativa que já vem sendo realizada também nos Estados do Ceará e Piauí.

Nos núcleos os adolescentes aprendem a se organizar e defender uma bandeira de luta, em prol do bem-estar de todos, priorizando as crianças e adolescentes.

Estes núcleos devem ser formados pelo Articulador do Selo UNICEF, o qual deverá selecionar os integrantes do núcleo, cuja faixa etária é de 12 a 18 anos. O núcleo deverá contar com um total de 10 à 30 adolescentes.

A seleção deve se dar através de critérios focalizados, para que estes adolescentes possam estar desenvolvendo um trabalho que sinta-se motivado.

Martins contou como representante Claudicélio Sabino (Assistente Social do CRAS), que teve enquanto oportunidade a troca de saberes, como também esclarecimentos da atuação do núcleo no município, caso venha a ser implementado. Cabe ressaltar que os núcleos a serem implementados nos municípios potiguares, não se configuram uma exigência da edição do selo Unicef, mas que é uma ferramenta que possibilitará a inserção do adolescente nos espaços de execução de projetos comunitários, enquanto agentes multiplicadores do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário