sábado, 10 de setembro de 2011

Mais avanço na saúde da mulher



O desejo de desempenhar um bom trabalho na área da saúde em Martins, cada vez mais vez se concretizando. São esforços de gestores e profissionais, que comprometidos com a sua ação, estão sempre pesquisando e trazendo adequações necessárias a uma vida digna de direito para toda a população martinense.

No último dia 09 de Setembro de 2011, foi realizada uma reunião com gestores e trabalhadores da saúde, com o objetivo de formar o Comitê de Investigação da Mortalidade Materna.

Em cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, "o nascimento de uma criança é um acontecimento celebrado universalmente, uma ocasião para comemorar, dançar, receber flores e presentes. Para muitos milhares de mulheres, a cada dia, o nascimento de um filho é vivido não como o acontecimento maravilhosos que deveria ser, mas como um inferno particular que pode terminar em morte."

Assim, fundamentados em legislações específicas, é que o município firma o compromisso de investigar a morte materna, possibilitando que a atenção a saúde se dê de forma mais eficaz e eficiente, prevenindo riscos e possibilitando o acesso a direitos.

O Comitê estava previsto no Plano Municipal de Ação do SELO UNICEF, e hoje é mais uma ação que irá beneficiar a nossa população. Afinal, sempre destacamos que a criança é prioridade, e que é a partir dela que trabalhamos para toda a população, pois a atenção deve ser dada a todos que estão a sua volta.

Estavam presentes à reunião: Frank Andrei - Secretaria Municipal de Saúde; Dr Raimundo Leite - APAMIM; Júnior Carvalho - Selo UNICEF; Claudicélio Sabino - CRAS; Círia e Felipe - Conselho Tutelar; Giunar e Jecinete - Pastoral da Criança, Luciana vieira - Agente Comuniária de Saúde, Marta Gondm - Secretária da SEMTHAS e Livia Pinto - Técnica em Saúde Pública de Martins e Marcos Melo - Codificador do SIM/SINASC.

Um comentário:

  1. A iniciativa é importante, no entanto, o processo enfrentará um obstáculo que colocar sua credibilidade em questionamentos, pois não nasce martinenses na cidade. Renan Gomes (cotidiano-serrano.blogspot.com)

    ResponderExcluir