segunda-feira, 14 de março de 2011

Entrevista com Dentista do PSF de Martins







O BLOG Martins em Alta esteve com a Dra Tâmara Santos para uma pequena entrevista sobre seu trabalho no município e também para avaliar o Programa Sorriso Saudável que está sendo realizado pela atual gestão municipal.

Dra Tâmara Santos é dentista do PSF (Programa Saúde da Família) de Martins desde o ano de 2009, atualmente também no PSE (Programa Saúde da Escola) juntamente com outros profissionais numa ideia inovadora da Secretaria Municipal de Saúde. Esse programa tem como objetivo buscar soluções emergenciais para que todas as nossas crianças e adolescentes possam ter um Sorriso mais Saudável.


BLOG - Primeiramente, queria agradecer por disponibilizar um pouco do seu tempo para nos receber e poder conversar sobre seu trabalho no município de Martins.

Dra Tâmara Santos: Eu que agradeço o convite, e será um grande prazer poder conceder essa entrevista para o BLOG.


BLOG - Como está sendo para a senhora trabalhar na cidade de Martins?

Dra Tâmara Santos: É desafiador e ao mesmo tempo bem gratificante. Eu que venho da capital sem conhecer muita gente, chego a Martins e encontro um ar de acolhimento muito agradável vindo dos moradores. Está sendo uma experiência bastante significativa e de suma importância para minha carreira profissional.


BLOG - Como a senhora avalia seu trabalho na cidade?

Dra Tâmara Santos: Acredito estar desempenhando um bom trabalho para a população e tento de certa forma contribuir para melhorar ainda mais a Saúde Bucal do município. Temos tentado inclusive agir na prevenção, junto à SMS, uma parceria que tem prosperado bons frutos.


BLOG - Seu trabalho já tem um reconhecimento dentro da sociedade. Como é ser uma referência na cidade?

Dra Tâmara Santos: É gratificante saber que meu trabalho está tendo esse reconhecimento todo. Isso vem mostrar que quando trabalhamos com dedicação esse reconhecimento aparece naturalmente.


BLOG - O trabalho dos profissionais do PSF em Martins está se destacando, tanto na zona rural como também na zona urbana. A senhora tem algum projeto que possa ser desenvolvido no município e, assim, melhorar ainda mais os nossos índices?

Dra Tâmara Santos: Sim, tenho pensado em trabalhar a parte preventiva com palestras em escolas, com os pais, outras pessoas da sociedade e poder, assim, incentivar sempre a parte da higienização e mostrar o quanto é importante procurar um profissional da área pelo menos de 06 em 06 meses.


BLOG - O atendimento nas escolas através do Programa Sorriso Saudável é uma inovação da atual administração. Como a senhora avalia essa iniciativa?

Dra Tâmara Santos: Primeiro, essa iniciativa vem mostrar o quanto a administração tem respeito pela população da cidade, destacando também a importância que esse programa tem para melhorar a Saúde Bucal de crianças e adolescentes. Outra coisa, levar a equipe da Saúde na Escola também serve para amenizar o trauma que alguma criança venha a ter precisando ir ao Posto de Saúde, e tenho certeza que esse programa mesmo a longo prazo trará um diferencial, e grande, para todas as crianças e adolescentes que receberem atendimento adequado.


BLOG - Esses atendimentos nas escolas prioriza inicialmente as crianças e adolescentes? Como é para a senhora trabalhar com crianças?

Dra Tâmara Santos: É complexo e desafiador, pois sabemos que essa faixa etária apresenta aversão a qualquer coisa que seja ligada a hospital, posto de saúde, dentista, ao nosso trabalho. Contudo, o resultado é bastante gratificante, além do mais, a pureza e simplicidade delas nos estimulam.


BLOG - Falando sobre esses atendimentos nas escolas, como tem sido feito? Está sendo montado um consultório?

Dra Tâmara Santos: É realizado primeiramente nas escolas municipais, inicialmente em crianças com faixa etária de 03 a 05 anos. Será feito todo o tratamento, desde a prevenção, limpeza até a exodontia. Sim, para esses atendimentos a prefeitura dispõe de um Gabinete Móvel e sempre levamos para a realização desses trabalhos.


BLOG - Qual a importância de se trabalhar na escola?

Dra Tâmara Santos: Como falei anteriormente, é muito importante esse trabalho. Proporcionamos ao público alvo a comodidade de não precisar ir ao Posto de Saúde, quando estamos dispostos a atendê-lo num ambiente tão ameno e agradável que é a escola.


BLOG - Quais os principais cuidados que se deve ter para obter um sorriso mais saudável?

Dra Tâmara Santos: Começando com a prevenção, incluíndo a higienização bucal, sem esquecer da escovação, principalmente da língua; é nela que se acumulam mais placas. Usar o fio dental diariamente e visitar um dentista a cada 06 meses também não podem estar fora dos cuidados que devemos tomar.


BLOG - Como a senhora avalia o apoio da atual administração à Saúde de Martins?

Dra Tâmara Santos: Muito bom, pois a prefeitura nos dá toda estrutura necessária para que possamos desempenhar um trabalho diferenciado na comunidade, desde o transporte, ao material de uso diário.


BLOG - Obrigado por nos receber, deixo o espaço aberto para as suas considerações finais. Muito obrigado mesmo.

Dra Tâmara Santos: Eu que agradeço ao convite. Me sinto muito feliz em poder falar um pouco sobre o meu trabalho, e quero deixar um forte abraço às equipes do PSF, especialmente à minha ACD (Auxiliar de Consultório Dentário) Elizabete que auxilia todo o meu trabalho, sem esquecer de agradecer a toda a população de Martins pelo acolhimento, pois me sinto em casa.

5 comentários:

  1. Gostaria de salientar que a Dra Tâmara é uma profissional capacitada e dedicada. De quinze em quinze dias levo meu filhinho para a mesma e ele a adora pois é muito carinhosa e amável com as crianças e os pais. Admiro demais seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. parabenizar o trabalho feito pela prefeitura,e dra. tâmara por ser uma profissional excelente...

    ResponderExcluir
  3. essa gestâo só vai cada dia mas elevar nossa cidade...tenho orgulho por ter feito parte disso que estamos colhendo, bons frutos...um abraço à dra.tâmara por ser tâo dedicada à populaçâo martinense...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de Parabenizar o trabalho da Dra Tâmara, que com muita dedicação atende a comunidade Martinense e principalmente meus amados filhos.

    ResponderExcluir
  5. Essa Gestão tem mostrado muita competência, principalmnte na área da saúde.Um projeto inovador que beneficia a população em geral.Não esquecendo do trabalho positivo da Dra Tâmara que com dedicação e carinho tem sido uma profissional exemplar.

    ResponderExcluir