sexta-feira, 16 de julho de 2010

Martins Avança na Gestão da Política de Assistência Social
















Desenvolvimento

A partir de muito esforço e dedicação, a política de Assistência Social no município, vem passando por um processo de conquistas, ampliando o direito de cidadania dos Martinenses. Em fevereiro foi implantado o CRAS – Centro de referência de Assistência Social que é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social.


Desde a inauguração com evento homenageando as mulheres Martinenses em alusão ao Dia Nacional da Mulher, algumas ações e serviços estão sendo ofertados cotidianamente como: Acolhida; Acompanhamento Familiar; Atendimento Psicossocial; Dia da Cidadania – CRAS; CINE CRAS; Grupo Jovem Consciente CRAS; Grupo Idoso Capaz – Mãe Teodora e Campanhas de Mobilização Social. No dia 18 de maio a campanha foi intitulada “FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES” em combate a exploração sexual de crianças e adolescentes e no dia 12 de junho “CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL” em combate ao trabalho infantil.


O CRAS Martins encontra-se normalizado nos requisitos solicitados pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Dessa forma, recebeu a aprovação pela Coordenação Estadual do programa na SETHAS – Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, se tornando referência entre os CRAS implantados este ano no Estado. Por este motivo recebemos visitas das equipes de Assistência Social dos Municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

As ações do CRAS articulam-se a rede de atendimento sócio-assistencial do município, destacando-se A SEMTHAS – Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social; SMS – Secretaria Municipal de Saúde; SME – Secretaria Municipal de educação; PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Conselho Tutelar; CMDCI – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal do Idoso e Pastorais da Criança e do Idoso.

Nota da Prefeita: O CRAS – possibilitará a emancipação dos cidadãos martinenses, uma vez que é a base para a execução da assistência social básica, na busca pelo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A acolhida e a informação prestada pela equipe refletem a seriedade e o compromisso dos nossos serviços.

5 comentários:

  1. Parabens MAZÉ, pelo que esta fazendo pela nossa cidade isso que e trabalho, trabalho, trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ao CRAS pelo grande trabalho em equipe realizado.

    ResponderExcluir
  3. SEGUIDOR DA PREFEITA16 de julho de 2010 às 13:58

    Sou seguidor da nossa Prefeita, e tenho certeza
    que o Bairro Cohab será um dos bairros que ficara mais bonitos bonitos da nossa cidade, a nossa prefeita tem projeto para esse bairro, deixe a ROSA assumir o governo.

    ResponderExcluir
  4. Conheço a realidade muitos CRAS, e realmente o CRAS de Martins está de Parabéns.....não sei dos trabalhos internos, mas ja presaenciei e participei das campanhas de mobilização, tanto contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, quanto a do dia de combate ao trabalho infantil.......

    Parabéns, realmente Martins em desenvolvimento...

    ResponderExcluir
  5. Martins merece o esforço da nossa prefeita... Que consiga trabalhar mais e mais, e que ngm atrapalhe o seu otimo trabalho.

    ResponderExcluir