sábado, 20 de agosto de 2011

Secretário de Saúde participa de encontro com Dr. Domício Arruma

Aconteceu ontem (19/08) na cidade de Pau dos Ferros, uma reunião com o Secretário de Saúde do Estado Dr. Domício Arruda com a participação de Frank Andrei - Secretário de Saúde de Martins.

A pauta da reunião foi para apresentar a todos os presentes o Projeto de Planificação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste Potiguar. O Secretário de Estado esteve reunido no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública - URSAP, com técnicos, prefeitos e os 36 secretários de saúde da região.

Um dos objetivos do encontro foi sensibilizar e mobilizar os gestores municipais numa nova perspectiva de se fazer saúde pública - saindo do modelo voltado, exclusivamente, para cura e buscando a promoção efetiva da saúde.

Segundo o secretário, Domício Arruda, o Ministério da Saúde elegeu a implantação da "Rede Cegonha" como meta principal até 2015, com o objetivo de apagar o quadro negro da mortalidade materno-infantil existente no País, principalmente na região Nordeste e Amazônia legal.

Domício também destacou que Governo do Estado está melhorando as condições do atendimento à saúde do Alto Oeste. "Através de uma parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Sesap já preencheu as escalas de médicos plantonistas nas áreas de cardiologia, anestesiologia, intensivistas e ortopedia. Essas são ações pontuais que melhorarão a vida da população, que não precisará mais se deslocar daqui para Mossoró ou Natal para ter seu direito à saúde garantido", disse ele.

No Rio Grande do Norte a região do Alto Oeste foi escolhida - como projeto piloto - para intensificar o trabalho de estruturação da rede materno-infantil. Dentre os vários critérios discutidos, alguns deles foram os baixos IDH e renda per capta, além da garantia do acesso da população aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra, geograficamente, distante da capital do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário