sábado, 16 de julho de 2011

7° Festival Gastronômico, que seja bem vindo


Na grande industria sem chaminé que é o turismo, o Festival Gastronômico e Cultural de Martins, é sem dúvida o nosso carro chefe para divulgar nossa terra e gerar divisas através dos muitos visitantes que recebemos nesse período e que aqui retornam em outras datas.

A volta do Festival Gastronômico à Martins, após um ano de interrupção, é uma conquista dos Governos de Mazé e Rosalba. Ele gera emprego, renda, aprendizado, cultura e aquece a economia local. De forma direta ou indireta, muitos saem ganhando com a realização do evento e não somente aqueles que estão envolvidos no trabalho da estrutura e atendimento do Festival. Enfim, é uma cadeia de categorias beneficiadas através de uma espécie de rede de distribuição do dinheiro democratizado que aqui corre de várias formas e em muitas mãos, independente de posição partidária ou poder aquisitivo, seja o beneficiado um vendedor de churrasquinho de rua ou o mais sofisticado restaurante. Os próprios organizadores não podem contabilizar de forma segura, o valor monetário que circula nas mãos das pessoas que trabalham de várias formas e por conta própria no Festival, as quais não têm seus lucros contabilizados no evento.

É preciso muito trabalho para realizar um evento desse porte. E ai entra a importância das parcerias dos poderes públicos estadual, municipal e iniciativa privada, sem esquecer a participação imprescindível da população local. E é assim que trabalha a Prefeita Mazé com a sua equipe, seja no Festival ou fora dele. É pena que certas pessoas que estiveram no poder até pouco tempo não tenham essa visão. A visão deles é a de que torcendo pelo fracasso estarão nivelando os gestores por baixo, da forma como foi a gestão dessas pessoas e seus beneficiados no mandato passado. Ainda bem que não é esse o pensamento de Mazé.

A não realização do Festival em 2010, foi culpa totalmente dos representantes locais do Governo do RN na época, pois os mesmos não demonstraram nenhuma influência política para contribuírem com a realização deste importante evento no sentido de cobrarem o patrocínio do mesmo junto a Secretaria de Turismo Estadual, não mostrando assim qualquer compromisso com o desenvolvimento de Martins, mas sim, com suas mesquinharias partidárias para se omitirem e evitarem que o Festival fosse realizado. O restante da história e suas consequências negativas para Martins todos já sabem.

A Prefeita Mazé não se intimidou e nem desmotivou-se com essas atitudes típicas de pessoas pobres de espírito. Ao contrário, ela foi a luta, ganhou mais apoio popular dentro e fora de Martins (é lembrar o resultado das eleições em 2010 no município), fortalecendo ainda mais a sua liderança política, e agora, com o compromisso do Governo de Rosalba no patrocínio da maior parte do valor do Festival, o qual está sendo organizado para a satisfação do nosso povo, atende assim as expectativas dos martinenses e seus visitantes, pois muita gente conta com a renda desse evento como um extra no seu orçamento anual.

Que sejam bem vindos os turistas. Que os martinenses confirmem a cada um deles a nossa tradição de que somos um povo hospitaleiro. Que seja um grande e belo Festival para todos, porém que fique a lição para certos políticos locais (aqueles do passado recente a que me referi acima): quem mais sai ganhando com o Festival Gastronômico não é um partido ou grupo político, más a cidade de Martins e as pessoas que aqui residem. No caso deles e por culpa deles (aqueles mesmos), em 2010 foi a população de Martins que perdeu. E vamos ao Festival.

Erian Leite Fernandes

3 comentários:

  1. Valeu Erian.Realmente quem esteve no poder há um passado recente, não tinha compromisso com Martins, principalmente com seu povo.
    Mazé, sim, essa mulher forte, guerreira e acima de tudo ética e profissional,tem zelo pelo que faz e pelo povo de Martins.

    ResponderExcluir
  2. parabens erian disse a verdade valeu essa é a realidade.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Erian o que você comenta é simplesmente a verdade, parabéns para você e vamos juntos com Mazé para mais conquistas.

    ResponderExcluir